Blog

Luciana Ramos

Como funciona a Orientação Profissional e de Carreira

por Luciana Ramos

Definir uma carreira ou mudar o rumo de uma carreira iniciada, pode ser um processo bastante adverso e delicado quando a pessoa não sabe o que fazer.

Por isso, a melhor estratégia nesse momento é buscar ajuda profissional especializado para realizar um processo de Orientação Profissional. Esse profissional tem como objetivo auxiliar no esclarecimento de dúvidas relacionadas a uma carreira profissional, direcionando a pessoa com base no seu perfil de personalidade, formação escolar e acadêmicas, habilidades desenvolvidas, talentos, interesses e suas preferências.

A base do trabalho de Orientação Profissional é o autoconhecimento de forma mais detalhada, ou seja, não é apenas a identificação da vocação, mas o entendimento de como utilizar a personalidade, talentos, competências, pontos fortes para identificar oportunidades e gerenciar o próprio desempenho profissional com ganhos na vida pessoal também.

Esses aspectos são levantados e questionados em sessões individuais, trilhando o caminho do autoconhecimento para melhor compreensão da dinâmica da personalidade, motivadores, preferências e intolerâncias.

Dessa forma, a cada sessão proporcionar um momento de reflexão na busca de um melhor direcionamento para a carreira, bem como desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão, planejamento, resiliência, autonomia e responsabilidade por resultados essenciais para sucesso na vida pessoal e profissional.

No meu trabalho com Orientação Profissional percebo que essa dinâmica no processo auxilia a pessoa a identificar aspectos que não havia percebido, sendo de grande diferença para definições assertivas. Apoio nesse exercício mais profundo de autoconhecimento nas sessões com testes psicológicos e comportamentais, testes de habilidades cognitivas e atencionais, pesquisa de mercado e entrevistas operacionalizadas para carreira e engajamento.

Durante o processo a pessoa consegue construir opções para definição de carreira mais consciente, priorizando suas preferências de forma a aproveitar melhor seu potencial, sem se deixar levar por limitações ou experiências anteriormente frustradas.

A Orientação Profissional é indicada para quem:

– Está no início da jornada profissional, em busca de entender qual vestibular prestar;

– Pessoas que se encontram insatisfeitas com seu emprego atual e estão buscando de uma nova direção;

– Pessoas que se encontram em grande desafio profissional e querem saber como utilizar melhor seus talentos e competências;

– Pessoas que percebem a carreira estagnada e não em certeza no que investir para melhor crescimento profissional;

– Pessoas na fase de aposentadoria quando querem se descobrir com novas possibilidades profissionais;

– Pessoas que querem mudar de área;

– Pessoas que buscam progredir na carreira de atua.

Com isso é possível perceber que o objetivo em todos os casos é descomplicar o momento de decidir o próprio futuro profissional.

Espero que tenha ajudado você a entender como a Orientação Profissional pode ajudá-lo, bem como conhecer um pouco da nossa metodologia de aplicação do programa de Orientação Profissional e de Carreira.

Se você gostou do texto, deixe seu comentário, compartilhe e críticas construtivas também são bem-vindas.

Desejo a você muito sucesso na sua carreira!