Blog

Silmara M. Reis de Almeida

O que fazer quando a peteca cair?

por Silmara M. Reis de Almeida

Às vezes me questiono, o que é mais fácil: deixar para lá ou nem começar?

Quando penso em talento, vejo que muitas pessoas acabam por não conseguirem identificar suas habilidades “chaves” por não acreditarem ou por temerem a jornada.  O mais difícil de saber quais são nossos talentos é saber o que fazer com eles. O medo parece ficar ali escondido esperando a espreita e imediatamente a gente cai no dilema do “e se…”: E se eu fracassar? E se não der certo? E se eu estiver fazendo errado?

Contudo, nos esquecemos de que no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano está contemplado o erro. Errar faz parte da nossa evolução e a ressignificação dos nossos erros gera uma nova aprendizagem gerando uma nova perspectiva.

E como superar o medo de errar? O medo de fracassar? A analogia usada por uma amiga sintetiza uma resposta: “Quando a peteca cair, é só pegar de volta do chão”.

Para acreditarmos em nossos talentos precisamos crer que somos capazes de arriscar e experimentar. Ver oportunidades significar conseguir entender o que a comunidade ao meu redor necessita naquele momento, o que tenho a oferecer, como posso oferecer e o que eles têm a me oferecer em troca. Podemos servir as pessoas com nossas habilidades, fazendo e nos sentindo bem.

“O talento às vezes fica escondido esperando você assumir o controle e desafiar suas crenças e limites, para só assim se manifestar com toda sua glória.”

Quer saber como potencial seu talento e superar seus medos de performar com segurança? Conheça nosso MÉTODO RESULTAR de Coaching de Talentos, entre em contato e agende uma sessão.