Blog

Luciana Ramos

Quando é o momento de buscar Orientação Profissional?

por Luciana Ramos

Geralmente, os primeiros indícios da necessidade de busca de uma orientação profissional surgem na fase da adolescência, uma fase marcada por um turbilhão de mudanças visando a formação de uma identidade e ainda tem a complexa escolha profissional.

É nessa hora que vários questionamentos começam a dominar o imaginário do adolescente ou jovem adulto como: Escolho uma formação que proporcione boas recompensar financeiras? Escolho o que me faz feliz? Pouco sabem que essas duas condições precisam estar juntas no planejamento da carreira. São diversos questionamentos que um jovem não tem maturidade suficiente para responder sozinho.

Por isso o processo de Orientação Profissional e Carreira é o melhor caminho para resolver esse conflito pessoal ajudando o indivíduo a se conhecer melhor e entender quais são suas principais habilidades e interesses.

Na minha experiência identifico que no caso de adolescentes e jovens-adultos o fator que aumenta esse conflito pessoal e a pessoa pensar que deve escolher uma profissão para a vida inteira. Isso não é verdade, porque a vida, o mercado de trabalho e a nossa personalidade são dinâmicos e sofrem influência do meio. Assim, uma pessoa pode se redescobrir ao longo da sua carreira.

Quando lido com profissionais que já estão no mercado o foco do conflito é a estagnação e falta de sentido. Aqui também vejo que a Orientação Profissional é fundamental para auxiliá-los na busca e reflexão de novos propósitos e oportunidades.

Um dos maiores benefícios da Orientação Profissional é o desenvolvimento do autoconhecimento, uma vez que ao se conhecer profundamente, a pessoa consegue reagir melhor às diversas situações a que fica exposto. Apreendendo a valorizar e reconhecer as próprias habilidades e competências.

Outro grande benefício da orientação profissional é a possibilidade de sanar as dúvidas nas mais diversas áreas de trabalho, bem como mapear possíveis dificuldades que você pode enfrentar no futuro, possibilitando melhor enfrentamento das adversidades que podem surgir na carreira.

A orientação profissional também é uma excelente oportunidade de ouvir e receber acompanhamento de outra pessoa que não possui nenhum envolvimento com o orientado, deixando de lado qualquer carga emocional ou influência em suas decisões.

Por ser um acompanhamento mais focado, solucionando os diversos questionamentos que podem surgir durante o processo, o risco ou temor em trocar de carreira é minimizado, visto que o indivíduo terá mais maturidade e conhecimento sobre aquilo que quer para a sua vida.

A escolha de uma profissão é uma necessidade. Tanto o momento da escolha, como do planejamento de como entrar em ação da escolha exige um apoio especializado.

Leia também: https://johariconsultoria.com.br/index.php/como-funciona-a-orientacao-profissional-e-de-carreira/