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Luciana Ramos

7 estratégias para o equilíbrio entre vida pessoal e carreira

por Luciana Ramos

Alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e carreira significa conseguir ter disposição e tempo para se dedicar a carreira e manter os projetos pessoais (familiar, lazer, vida social etc.).  Esse é com certeza um dos desafios que temos em comum: conseguir equilíbrio entre vida pessoal e carreira.

Muitas vezes os limites entre o trabalho e a visa pessoal ficam tão incertos, que fica difícil dizer onde termina uma e começa outro. Com a pandemia, trabalho home office essa situação piorou, passamos a ficar conectados 100% do tempo, sem estabelecer uma linha que separa nossa casa do trabalho, já que o trabalho está dentro da nossa casa.

Desenvolver essa flexibilidade para conciliar carreira, filhos, casamento, família, amigos e os projetos pessoais gera muita ansiedade e estresse. Não é raro receber pessoas em meu consultório, totalmente afundadas em angústia, ansiedade e medos. Perdendo habilidade e/ou capacidade de executar atividades que eram habituais.

A busca por esse equilíbrio é pelo fato de ser um indicador essencial de qualidade de vida e de bem-estar. O desafio é grande porque vivemos em uma era do trabalho digital, agravado pela condição da pandemia, ficando tudo misturado, sem limite entre o trabalho e a vida pessoal. Afinal, você pode trabalhar de casa, usar a internet para estender o expediente ou cuidar das questões pessoais enquanto está na empresa. 
O resultado disso é atualmente que muitas pessoas não sabem estabelecer limites e acabam trabalhando demais e produzindo de menos, tendo cada vez menos tempo livre e mais propensão ao estresse.
Em um cenário ideal, ter uma vida equilibrada é ter condições de distribuir seu tempo entre as esferas profissional e pessoal de forma flexível, conciliando as atividades no dia a dia.

De acordo com a pesquisa The State of Work Life Balance  realizada em 2019 pela RescueTime, cerca de 26% das tarefas diárias do profissional são feitas fora do horário de trabalho. Isso inclui aquelas vezes que você respondeu ao seu chefe no WhatsApp ou mandou um e-mail para marcar uma reunião.

Outro dado que chama a atenção é o alto nível de distração: os profissionais permanecem, em média, apenas 2 horas e 48 minutos diários focados em tarefas produtivas. O restante do tempo é ocupado com tarefas como comunicação, planejamento, aprendizagem e outras funções.

Ainda de acordo com o estudo, o tempo gasto com redes sociais, sites de notícias e entretenimento online toma cerca de 21% do expediente. E a checagem de e-mails e notificações são feitas, em média, a cada 6 minutos.

Estes outros dados também surpreendem:

40% dos trabalhadores criativos nunca conseguem se forcar ´por mais de 30 minutos;

40% dos trabalhadores criativos nunca conseguem se focar por mais de 30 minutos;

50% dos profissionais trabalham pelo menos uma hora durante seus finais de semana;

40,1% do expediente é gasto com ferramentas de comunicação e multitarefas.

Como resultado da procrastinação, 40% dos profissionais costumam estender o trabalho diário no computador até às 22h.

Logo, a conclusão do estudo da RescueTime, que analisou mais de 185 milhões de horas de trabalho no mundo todo, é que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está ameaçado pelas distrações digitais, hiperconectividade e multitarefas.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), publicada em 2019, revela as mudanças nas prioridades dos jovens de 18 a 24 anos sobre sua carreira.

Para a geração “Z” (os nascidos entre 1996 e 2010), o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é o segundo principal indicador de sucesso profissional (38,6% das respostas), atrás apenas de trabalhar com o que se gosta (42,1% das respostas).

Em seguida, vêm o reconhecimento no trabalho (32,3%), ganhar bem (31,2%), ter oportunidades de aprendizado (25,4%) e ter seu próprio negócio (19,4%).

Ou seja: o salário perdeu relevância diante do equilíbrio entre carreira e vida pessoal e paixão pela profissão. Ao mesmo tempo, o brasileiro tem cada vez mais dificuldade em separar horários de trabalho e vida pessoal.

De acordo com o estudo Global Mobile Consumer Survey 2019, publicado pela consultoria Deloitte Brasil, 46% dos profissionais usam o smartphone para assuntos pessoais durante todo o expediente, enquanto 40% usam o dispositivo para resolver questões profissionais fora do horário de trabalho.

Isso indica que nossa realidade hiperconectada dificulta a criação de limites entre o trabalho e a vida pessoal.

Por um lado, a tecnologia pode ajudar a ter mais flexibilidade e conciliar melhor as tarefas pessoais com o trabalho.  Por outro, o excesso de informação e estado de alerta constante pode levar a um quadro de estresse, ansiedade e o temido burnout (esgotamento físico e mental).  

Por isso é tão importante desenvolver estratégias para conciliar melhor esses dois âmbitos da vida.

Confira alguns segredos para conciliar carreira e vida pessoal:

1. Faça um diagnóstico do seu tempo

Para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, primeiro você precisa descobrir como está gerenciando e distribuindo seu tempo. Comece registrando quantas horas está gastando de fato no trabalho e nas tarefas pessoais, e quanto tempo as funções de organização e distrações tomam do seu dia. Utilize ferramentas para monitorar o seu tempo ou aplicativos de gestão do tempo.

2. Adote um método de produtividade

Se você quer ter mais tempo para sua vida pessoal, precisa garantir que as horas de trabalho rendam ao máximo. Por isso, adotar um método de produtividade é uma excelente estratégia para gerenciar melhor seu tempo e combater a procrastinação. Recomendamos o GTD (Getting Things Done) é uma ferramenta que pode ajudar você a ser mais produtivo e reduzir o estresse.

3. Use o home office ao seu favor

O  home office é uma boa tática para conciliar melhor sua vida profissional e pessoal, desde que você saiba usá-lo ao seu favor. Trabalhar em casa pode ajudar você a ter mais qualidade de vida ou poder tornar seu trabalho infinito. Daí a importância de ter disciplina e limitar os horários de trabalho em casa, evitando a sobrecargas e as distrações da sua casa. Você não precisa trabalhar mais duro somente porque esta na sua casa.

4. Saiba se desconectar

Muitas pessoas simplesmente não conseguem mais se desconectar de seus celulares e notificações, mesmo durante um passeio em família, nas férias ou nas confraternizações com os amigos. Se você quer mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, terá que desativar suas notificações para viver plenamente seus momentos, sem se preocupar com aquele e-mail de trabalho no domingo. Uma dica para começar a se desligar é reservar um horário fixo para checar mensagens e não se sabotar dando uma espiadinha fora do horário escolhido.

5. Tenha mais espaço livre na agenda

Segundo a autora do best-seller Manage Your Day-to-day , Jocelyn K. Glei, o segredo do equilíbrio está nos chamados “espaços em branco” na agenda. O c´´érebro humanos precisa de tempo livre para reabastecer sua energia e criatividade, e reserva esse momento é fundamental para se tornar mais produtivo. Não lote sua agenda com compromissos e tarefas emendadas, separe alguns intervalos para respirar e otimizar seu tempo.

6. Use a teoria do fogão de quatro bocas

Essa teoria foi  por James Clear e tem repercutido como técnica de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Segundo a teoria, a vida pode ser representada por um fogão com quatros bocas sendo:

A primeira boca é sua família;

A segundo boca são seus amigos e sua vida social;

A terceira boca é sua saúde;

A quarta boca é seu trabalho.

Logo, se você quer alcançar o equilíbrio, precisa estar sempre com uma das chamas desligada ou muito baixa, e se quiser ser muito bem-sucedido, terá que abrir mão de duas chamas. O objetivo da metáfora é mostrar que é preciso fazer escolhas e incentivar você a assumir seus limites, pois é impossível manter todas as bocas funcionando em fogo alto.

7. Busque ajuda e apoio

Por fim, é importante entender que você não precisa dar conta de tudo sozinho. Muitas vezes, você não vai saber quais escolhas fazer e se sentir perdido com tantas tarefas e compromissos. Nessa hora, você pode pedir ajuda aos colegas de trabalho em um projeto, pedir o apoio da família em um momento de sobrecarga, utiliza técnicas de meditação, procurar ajuda profissional ou mesmo terceirizar funções que estejam pesando demais no dia a dia.

Fonte

https://site.cndl.org.br/noticias/pesquisas/