Blog

Luciana Ramos

Controle Emocional: um delicado malabarismo

por Luciana Ramos

No domingo passado, assistindo o Masterchef Brasil chamou minha atenção um cozinheiro que tinha todos os conhecimentos e habilidades para fazer pratos incríveis, ficar arrasado quando se deparou a falta autopercepção de seus estados e sentimentos (desespero, teimosia e arrogância) e isso custou sua permanência na competição.

Ao ser eliminado ele recebeu o seguinte feedback de um dos jurados do programa: “Seu restaurante ficaria aberto por apenas 30 minutos, pois ninguém trabalharia com você e nenhum prato sairia”.

Assistindo essa cena lembrei de momentos da minha profissional, bem como das pessoas que atendo em programa de Coaching de Carreira e Executive Coaching, com isso pensei: O que faz com que uma pessoa que tem habilidades e conhecimentos para fazer algo com excelência, mas que sob pressão não consegue aplicá-los de maneira adequada?
A resposta está entender como pensamos, percebemos e lidamos com nossas emoções, crenças e valores.

Muitas vezes esquecemos que temos sentimentos ou ingenuamente acreditamos possuir total controle sobre eles. Porém basta surgir situações adversas para descobrir que não temos controle e acabamos derrubados facilmente.

Para colocar em prática o que sabemos precisamos de autoconhecimento, autopercepção de nossos estados internos e com isso aprender a utilizar a Inteligência Emocional para não sermos derrubados pelas ocasiões inesperadas.

Aprender a obter o equilíbrio das emoções é fundamental, tudo começa com o autoconhecimento e autopercepção do impacto dos nossos comportamentos e estados internos em nossa vida, nos relacionamentos, nos ambientes, etc..

Esse delicado malabarismo com aquilo que sentimos, gostaríamos de sentir e consideramos adequado exprimir exige destreza psíquica.
Existem vários métodos e ferramentas de desenvolvimento pessoal bem como o auxílio de bons profissionais que podem ser uma excelente opção para você aprender a lidar com esse delicado malabarismo das emoções rumo aos resultados esperados.