Blog

Silmara M. Reis de Almeida

Mindset de crescimento: do Eu para o verdadeiro sucesso

por Silmara M. Reis de Almeida

As pessoas buscam, cada vez mais, formas de serem notadas, percebidas e até desejadas, porém elas se esquecem que o que verdadeiramente nos torna único é o conjunto complexo de caráter, valores, sentimentos, emoções, pensamentos, desejos e sonhos, ou seja, sermos quem verdadeiramente somos.

De acordo com o autor Rollo May, para sermos livres e criativos precisamos conhecer o nosso mais profundo EU, o que chamamos de inconsciente, e assim, podemos criar e nos responsabilizar por nossas escolhas e tomadas de decisões.

Mais do que nunca hoje é tempo de SER e se reinventar para resgatar ou conquistar sonhos, para continuar seguindo em frente TORNANDO-SE quem se deseja ser. Nos dias atuais, somos massacrados por exigências do tipo: como devemos trabalhar, que tipo de profissional devemos ser, como devemos nos comportar, com quem devemos parecer e que roupa precisamos usar. Ou seja, as pessoas exigem e definem quem somos e acabamos por nos esquecer da nossa verdadeira IDENTIDADE.

Há uma busca incansável de nos adaptarmos ao que é esperado de nós, uma tentativa frustrada de termos cada vez mais coisas, experiencias, sensações, melhores empregos, muito dinheiro e até pessoas para nos definirmos enquanto gente. Isso chega a ser insano, pois queremos nos definir preenchendo buracos com coisas externas e na verdade tudo está bem mais perto do que imaginamos, basta olhar para dentro, olhar para um SER escondido dentro de nós e é lá que estão os pedacinhos que faltam para nos preenchermos.

Por isso, para uma melhor compreensão do próprio EU é importante buscar entender, por meio de um diálogo estruturado, quem você é, quais são suas forças de caráter, seus dons, sua vocação, seus talentos e suas crenças impulsionadoras. Existem alguns caminhos para o resgate do EU, mas todos eles passam pela primeira etapa: Autoconhecimento.

Na JOHARI nosso trabalho, baseado em nosso método Resultar, tem como princípio levar a pessoa a um nível de autoconhecimento para que ela possa entender seus objetivos e estruturar sua jornada rumo ao sucesso. Dentre nossos serviços destacamos o Coaching de Talentos, como pontos de partida para o mergulho no EU e a imersão no SUCESSO de uma vida com bem estar de acordo com seus valores e princípios.

No Coaching de Talentos – propomos um diálogo estruturado que ocorre no decorrer das sessões por meio perguntas estruturadas e provocativas, que geram autorreflexão. Através da escuta ativa de um Coach Psicólogo é possível levar a pessoa a entender melhor seus sentimentos e pensamentos e, desta maneira, se aproximar mais de seus impulsos inconscientes que alimentam seus comportamentos e motivações atuais e, também, influenciam suas tomadas de decisões e escolhas pessoais e profissionais, podendo, nesse ponto entendermos como essa descoberta se traduzem em forma de talentos.

Quer saber como potencial seu talento? Conheça nosso MÉTODO RESULTAR de Coaching de Talentos, entre em contato e agende uma sessão.