Você não precisa ser Workaholic para ter sucesso profissional
Por Luciana Ramos
Johari - Consultoria e Treinamento
por Luciana Ramos
Meu objetivo é ajudar você a desenvolver uma nova postura mental em relação à sua vida pessoal e profissional a fim de utilizar seu talento a serviço de um propósito maior. Por isso, vou compartilhar duas grandes lições que aprendi sobre talento e sucesso pessoal:
1ª Lição: Eu acredito e aceito que tenho talento.
2ª Lição: Eu tenho talentos e vou explorá-los.
Identificar e aceitar seu talento é uma escolha assertiva que possibilita a realização de sonhos e conquista da vida que você deseja. Então, se a sua vida não está à altura do que você deseja, fica claro por onde começar.
Como identificar talento?
Na busca descobrir o talento, constatei que todos nós sofremos a mesma dor, buscamos ansiosamente respostas para questões como:
Todo mundo tem talento?
O que significa talento?
Será que eu tenho talento?
Eu posso perder meu talento?
Eu posso desenvolver meu talento?
Na minha experiência pessoal e profissional, aprendi que é necessário rever o entendimento que temos do que é talento, para depois responder essas questões. Conclui que não conseguimos as respostas pelo fato de não acreditar que temos um talento. A atitude mental de incerteza com relação ao próprio talento é o principal obstáculo para identificá-lo, porque se eu não tenho talento, logo, não posso ver/identificar.
Para descobrir seu talento é necessário mudar a atitude mental de” Eu não tenho talento” ; “Talento é para poucos”, para “Eu acredito e aceito que tenho talento.”
Portanto, não importa se você não sabe qual é o seu talento, o importante é acreditar e aceitar que você tem talento. Tomar essa atitude faz com que essas forças fiquem mais perceptíveis para você mesmo.
Ao aceitar e acreditar que tenha talentos, consegui encontrar as respostas das questões sobre talento, com isso descobri que talento não é tudo. Identificar o nosso talento é somente o começo de uma grande jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Foi então que aprendi a segunda lição.
O talento é algo, muitas vezes, superestimado e mal entendido. Um exemplo é quando vemos uma pessoa que bem sucedida e que realizou grande coisas e logo relacionamos seus ganhos ao talento. Porém, o talento não é o suficiente para obter a ascensão. Se fosse assim, como explicar pessoas com talento que não conseguem ter a vida que desejam?
A maioria das pessoas acredita que ao identificando seu talento todos os problemas serão solucionados e as facilidades serão uma condição frequente e isso não é verdade.
Foi então que entendi que é preciso acreditar, aceitar, identificar, ter foco, persistência e garra para potencializar e explorar o talento, pois só tê-lo não é tudo.
Talento é uma força para ser aplicada em direção a algo, para contribuir com alguma coisa, ser explorado e posto a serviço de um propósito, gerando possibilidade de aprendizagem e crescimento.
A partir desse momento, o sucesso é a consequência de escolhas e aprendizados da pessoa na sua singularidade e tipicidade.
Portanto, não existe receita pronta para o sucesso, o que existe são condições fundamentais para você identificar e explorar seu talento. Trabalhe a mudança de atitude mental, começando por você que é a pessoa por trás do talento e tenha a consciência de que você é responsável por tudo.
Acredite, aceite, identifique e explore o talento para alcançar o sucesso que você merece.
O sucesso é apenas um ponto na sua jornada. É a jornada para o sucesso que realmente vale a pena ser vivida.
Essas lições foram úteis pra você? Conhece outras dicas eficazes para identificar talentos? Conte sua experiência no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar das dicas acima.
Leia mais:
Por Luciana Ramos
Por Luciana Ramos
Por Luciana Ramos
Podemos
te ajudar?
Queremos
ouvir você!
Entre contato email: comercial@johariconsultoria.com.br ou whatsapp (11) 97666-9735