Você não precisa ser Workaholic para ter sucesso profissional
Por Luciana Ramos
Johari - Consultoria e Treinamento
por Luciana Ramos
A Orientação Profissional foca em algumas situações que ajudam você a identificar as suas aptidões e atuações no mercado de trabalho, envolvendo as competências e talentos descobertos durante o processo para apoiar uma tomada decisão.
Por isso é muito importante alinhar o tipo de Orientação Profissional a sua fase na carreira.
Apresento a seguir os principais tipos de Orientação Profissional de acordo com cada fase profissional:
1. No início da vida profissional
Esse é o momento no qual a pessoa precisa tomar uma atitude em relação a sua carreira profissional, pode ser útil nessa fase, investir em conversas e testes vocacionais para tentar desvendar quais são as atividades profissionais indicadas para o seu perfil.
2. Carreira estagnada
Todos nós passamos por esse estágio, aquele momento que estamos em uma zona de conforto, nossas competências e forças estão “sobrando” no cargo. Um grande indicador comportamental e emocional nesse momento da carreira é o nosso nível de satisfação. Geralmente, a pessoa está insatisfeita e deseja mudar o rumo da sua vida profissional. Isso é causado pela falta de compatibilidade dos interesses profissionais com a atividade que a pessoa está exercendo no momento.
Por se sentir decepcionado com o rumo da sua carreira, a orientação profissional é uma ótima oportunidade para descobrir quais são os motivos que estão impedindo que você evolua na sua carreira, além de encontrar uma solução para o problema.
3. Carreira em ascensão
Os profissionais que estão em uma carreira em ascensão, alcançando suas metas e objetivos, podem contar com a orientação profissional para continuar mantendo o seu alto desempenho e conquistas.
4. Troca de carreira
Quando o profissional está cansado da atividade que desenvolve, a rotina de trabalho não lhe dá mais prazer e os resultados não são mais satisfatórios, geralmente, pensa em mudar de carreira. Para evitar que o indivíduo cometa equívocos que possam comprometer sua vida profissional, qualidade de vida, estabilidade e segurança, a orientação profissional desenvolve o tema com o orientado.
Durante o processo são levados em consideração tanto os ganhos quanto as perdas que envolvem a troca de carreira para evitar que o indivíduo venha a se arrepender ou ter surpresas desagradáveis.
5. Decidir entre descansar ou diminuir o ritmo do trabalho
Depois de muitos anos de trabalho, algumas pessoas ficam na dúvida entre descansar para preservar a sua qualidade de vida e saúde ou se dedicar a outras atividades que sejam menos desgastantes.
Escolher o tipo de Orientação Profissional alinhado ao seu momento de atual profissional é fundamental para ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada, exaltando as suas melhores conquistas, mas também propondo alternativas para você lidar com esse momento da sua carreira.
Oriento que leia também os outros post a respeito do tema, os links estão logo a seguir!
Fonte: Pensando e Vivendo a Orientação Profissional – Summus&Editorial – Lucchiari, S.P.H.D. – 9a edição – 2017.
Leia também:
Leia mais:
Por Luciana Ramos
Por Luciana Ramos
Por Luciana Ramos
Podemos
te ajudar?
Queremos
ouvir você!
Entre contato email: comercial@johariconsultoria.com.br ou whatsapp (11) 97666-9735