Blog

Luciana Ramos

Quando é a hora certa de mudar de emprego?

por Luciana Ramos

Existem momentos na carreira que é preciso analisar o que está sendo realizado, os objetivos que foram alcançados e como foi a trajetória desde o começo da jornada. Refletir sobre isso é muito importante pois te dá certeza de que as coisas estão saindo como planejadas.

Hoje a sentido do trabalho da sua vida, para saber mais confira o artigo https://johariconsultoria.com.br/index.php/qual-e-o-sentido-do-trabalho-pra-voce/.

Dois pontos são fundamentais de atenção nesse momento: AUTOCONHECIMENTO e PLANEJAMENTO.

O AUTOCONHECIMENTO é necessário para ajudar a definir suas prioridades e anseios profissionais sempre. Faça uma análise em todos os aspectos do seu trabalho e questione sempre. Assim saberá se as respostas condizem com as expectativas que você tinha sobre o trabalho ideal.

Nesse mergulho no autoconhecimento é importante entender quais sãos as crenças que você tem com relação a trabalho e carreira. Essas crenças que irão te manter apegado a profissões que não ama, mas enxerga como “melhores”, ou mesmo preso a crenças que tirarão sua energia e o ímpeto de tentar. Portanto, mesmo que acredite que tal profissão não exista você pode criá-la. Tenha isso em mente.

Com as respostas, considere a maior e a menor importância de cada aspecto, pois dessa forma você pode identificar os pontos mais e menos satisfatórios no posto de você ocupa atualmente. Com isso, você fica por dentro de todos os quesitos podendo identificar o que provoca descontentamento, buscando uma assim uma solução.

Lembre-se de considerar se os aspectos positivos são suficientes para proporcionar a satisfação e a motivação necessária para seguir no emprego.

Com PLANEJAMENTO você aumenta a possibilidade de alcançar os objetivos estipulados.  O planejamento eficaz se dá com base na autoconsciência de seus talentos, competências, valores e proposito para que dessa forma sinta segurança em definir uma nova rota na carreira atual ou em uma nova.

Autoconhecimento e planejamento proporcionam a liberdade fazer uma trajetória que o permita alcançar seus propósitos.

É importante também uma análise crítica da sua situação atual, buscando identificar que aspectos estão causando descontentamento, quase soluções buscou para eliminar ou minimizar o impacto. Buscas orientação com seus Gestor ou a área de Recursos Humanos da empresa pode ser um caminho viável, talvez seja providenciado uma mudança de cargo ou de área;

Se nenhuma das dicas forem suficientes para alcançar uma solução, ou esclarecimento, é aconselhável que se busque ajuda profissional.

Realizando uma orientação de carreira com um profissional experiente, é possível alcançar mais clareza do assunto.  Acredite sempre que existe uma profissão ideal para todos, a questão é identificá-la e encontrá-la.

Acredito que com essas dicas você tenha condições de decidir se o seu momento atual é de mudança de emprego. Que você encontre seu ideal e alcance sua realização profissional e pessoal. Esse é o verdadeiro sentido do trabalho gera contribuição e reconhecimento.