Blog

Luciana Ramos

Três passos para um plano de carreira eficaz

por Luciana Ramos

Para ter um plano de carreira eficaz é essencial que você faça um exercício de autopercepção com relação ao seu comportamento atual frente a sua carreira. Qual é o seu papel? Protagonista ou Expectador?

Protagonistas são aqueles que ao invés de reclamar, assumem as rédeas das situações e agem para alcançar seus objetivos. Ser o protagonista da própria carreira exige autoconhecimento com nível maior de profundidade, saber quem eu sou, onde estou, aonde quero chegar e o que fazer para chegar.

Uma pessoa que é protagonista da sua carreira investe continuamente na manutenção de sua empregabilidade e autodesenvolvimento, além da autoconsciência de nível de domínio de suas competências técnicas e comportamentais essências para uma boa performance.

Muitas pessoas se mantem como expectadores de sua carreira, esperando o feedback do gestor para mudar, esperando a mudança da econômica ou a promoção para estudar. O expectador sempre é pego de surpresa com a mudança da programação, descontinuidade ou eliminação, geralmente, encontra muita dificuldade para superar obstáculos e encontrar alternativas.

Ser o expectador da própria carreira é não ter uma, pois essa pessoa não tem consciência de suas forças, talentos, provavelmente sucumbindo aos seus pontos fracos que são causados pelos outros que mudam sem avisar. São vítimas de perseguição, do sistema e não tem oportunidades.

Já os protagonistas da própria carreira são pessoas com garra, mais resilientes e que aprendem a crescer com as adversidades e obstáculos. Eles escolhem ver e viver a vida pelo estado do não sofrimento e com uma mentalidade de crescimento.

Ainda temos os expectadores da própria carreira, que são pessoas que acreditam que as oportunidade são limitadas, veem sua carreira a partir da vacância da curva de maturidade de empresa, apresentam dificuldade em entender o próprio processo de desenvolvimento, não aprenderam a aprender, justificam os erros, esgotam-se com as frustrações e acreditam que submissão é aceitação.

O que fazer para ser um protagonista ou se manter protagonista da sua carreira?

Ter Competências: Saber quais competências dominamos, as que precisamos desenvolver e em que áreas podemos encontrar maior realização pessoal e profissional facilita a trajetória profissional suavizando os espinhos e tropeços, além de minimizar as chances de tentativas frustradas.

Ter Autoconhecimento: O autoconhecimento nos guia e nos ajuda a manter o foco, a olhar para o futuro, se imaginar lá e identificar qual caminho escolher. Fazer o que amamos e amar o que fazemos será nosso combustível imprescindível para a realização plena – o casamento com nós mesmos!

Como conseguir?

1º Passo: Identificar seus talentos e habilidades é uma excelente forma de ajudar você a protagonizar sua carreia.

2º Passo: Realizar um processo de Coaching de Talentos para saber em quais áreas poderá ser melhor sucedido.

3º Passo: Planejar investimento assertivo em conhecimento e preparação profissional com base no que aprendeu com primeiro e o segundo passos.

Agora é com você! Tomar a decisão de qual é o seu papel na sua carreira e pode contar a Johari para ajudar no processo de preparação.