Blog

Silmara M. Reis de Almeida

Zona do Óbvio

por Silmara M. Reis de Almeida

“O óbvio nos leva a duvidar ou a diminuir as grandezas dos nossos talentos.” É possível reconhecer nossos talentos valorizando as pequenas ações que temos no dia a dia, são talentos que devem ser explorados em busca de aprimoramento. Podemos nos lançar a pequenos desafios para desenvolver novas habilidades e aprender coisas novas, para tal precisamos ter conhecimento de nossas ações, saber quais são as pequenas coisas que realizamos e que fazem a diferença em nossas vidas.

Ao nos permitirmos crer que o que fazemos, pensamos e acreditamos é simples e óbvio, passamos a crer que tais feitos não merecem atenção, aprimoramento e dedicação. Lembre-se, o “óbvio” nos cega. Quando o assunto é referente a nós mesmos a obviedade não é válida, pois, por mais que se pratique o autoconhecimento, há uma imprecisão. Nos carece o olhar do outro referente aos nossos comportamentos, nos falta saber sobre as diferentes perspectivas que as pessoas têm a respeito de nossas ações e tais pontos contribuem para a formação do “EU”. Nesse contexto é válido fazer uma reflexão acerca da alusão atribuída ao filósofo grego, Sócrates, que diz: “Só sei que nada sei”. Assim como a zona de conforto, criamos uma “zona do óbvio” e para que seja possível se mover nessa zona é preciso reconhecer que o conhecimento está em constante aprimoramento e não podemos nos fechar para tal.

A velocidade das mudanças de nossas rotinas nos consome e nos cega para as mudanças, pois temos a tendência a seguir rotinas tão rigorosamente que muitas vezes resistimos firmemente as novidades e as situações inesperadas, justamente por acreditarmos que é óbvio que não dará certo, não levará a lugar algum ou que não dará resultados. Pois é claro que se tratam de são pensamentos exacerbados, uma vez que são as ideias, ações e pensamentos “fora da caixinha” que nos fazem encontrar as principais respostas para o que precisa ser respondido, bem como enxergar que muitas vezes as principais respostas são as mais simples.

Para atingir o sucesso que almejamos devemos focar, sim, naquilo que obviamente ignoramos, deixamos de lado e não nos aprofundamos. Precisamos nos atentar aos pequenos detalhes, as coisas simples que trazem grandes resultados, observar as pessoas que muitas vezes não ouvimos por terem pensamentos e visões que julgamos serem simples insignificativas. Se permitir olhar e ouvir outro nos possibilita construir novas perspectivas e nos abre uma variedade de oportunidades nunca imaginadas, desta maneira contribuem para uma visão mais simplória e efetiva de um caminho eficaz para as grandes ideias e realizações.

E ai esta preso na Zona do Óbvio? O mapa de talentos é um processo que pode ajudar você a aprofundar nessa questão, obter autoconhecimento e alcançar seus objetivos.

Entre em contato, nós podemos ajudar.